30 de janeiro de 2012

O Dia da Não Violência - 30 de Janeiro


O Dia da Não-violência foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em homenagem ao assassinato do pacifista indiano, Mahatma Gandhi, cujo crime aconteceu nesse mesmo dia, no ano de 1948. O pacifista foi assassinado por um hinduísta radical, por tentar unificar hindus e muçulmanos, comunidades religiosas que tiveram grandes influências de Gandhi.

Mahatma Gandhi  nasceu na Índia, em 1869, Mahatma (que significa "grande alma", "alma iluminada") é considerado um dos pais do pacifismo e da luta pelo respeito e pela realização dos direitos humanos e da justiça.
Cursou direito na Inglaterra e trabalhou na África do Sul como advogado, onde começaram suas primeiras ações de protesto não violento contra o racismo. Gandhi baseava sua luta na resistência pacífica e na não cooperação com as autoridades. Como forma de luta e resistência, o pacifista realizava petições, marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperava com os mais oprimidos. Por exemplo, como cooperação, boicotava os produtos ingleses e se recusava a colaborar com um regime ou sistema considerado injusto.

Devido a tais conflitos de poder com a Inglaterra, o pacifista nunca recebeu o Prêmio Nobel da Paz, mesmo sendo indicado cinco vezes, entre 1937 e 1948. Porém, em 1989, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel, quando Dalai Lama (Tenzin Gyatso) recebeu o Prêmio. Nesta ocasião, o presidente do comitê disse que o prêmio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".

Nenhum comentário:

Postar um comentário