1 de fevereiro de 2012

Chico Xavier explica o motivo de usar boina e peruca


Um confrade, em carta, questionou o Chico sobre a sua decisão de usar peruca... Igualmente, através de carta, que temos em nosso poder, inclusive autenticada, o médium explicou:

Compreendo a sua situação, diante das assembléias de nossos companheiros de ideal, quando lançam indagações a meu respeito. Peço a você não se preocupar em defender-me. De minha parte, nunca passei recibo em elogio algum com que me queiram adornar e, sempre que me vejo em contatos públicos, não perco tempo em afirmar e reafirmar que não passo de um animal em serviço. Todos os que me atribuam santidade ou liderança estão enganados por eles mesmos, não por mim. Respeito o seu ponto de vista,quando às perucas que estou usando precisamente há quase dois anos,entretanto posso dizer a você que não tive outro recurso. De oito anos para cá, a minha calvície se tornou para mim um tormento. Além de partes feridas na parede óssea do crânio, a sinusite se fez implacável, por mais incessante o tratamento. Passando por três cirurgias de trato renal,em 1968,médicos amigos, obversando-me o problema da cabeça, aconselharam-me a implantação ou o uso permanente de boina. Legiões de amigos me desaprovaram a “calvície ferida exposta”, asseverando-me que o comparecimento de minha parte, em tais condições nas reuniões públicas era desrespeito aos grupos de pessoas que nos visitam. Depois de alguma relutância, passei a usar boina. E fiz isso por mais dois anos consecutivos. Entretanto muito de nossos próprios confrades,em visita a Uberaba,especialmente senhoras,muitas e muitas vezes,enquanto me mantinha sentado,por longo tempo,para  autografar livros,retiravam a boina de minha cabeça para escreverem no meu próprio crânio,palavras ou ditos,em muitas ocasiões até mesmo muito impróprias ou muito infelizes,o que faziam a giz colorido,sem que eu nada pudesse
reclamar,porque,diziam,procediam assim a título de carinho. Diante dessa situação embaraçosa, tentei a implantação(capilar), mas isso não podia ou não pode ser feito com muito rendimento, porque devo aproveitar os poucos cabelos que me restam. Cobri a região implantada com boina protetora, mas os amigos continuaram a subtrair-me a boina para ver-me a calva, algo renovada, mas ainda ferida, e muitos, porque isso sucedeu com não poucos, enquanto me achava com calma possível nos autógrafos, me puxavam cabelos, declarando que assim faziam para conservar alguma lembrança minha. Reclamar como? Optei pelo uso da peruca a acertei. Os esparadrapos que a seguram não são facilmente arrancáveis. Fiz isto, no entanto, publicamente, expliquei a todos os companheiros que assim procedia pelos motivos que lhes dou ciência. E não podia ser de outro modo, porque a minha idade, 62 para 63 anos, é repedida periodicamente nas publicações do nosso movimento. E desse modo, meu caro amigo, ainda que meu caso possa proporcionar a você alguns momentos de bom humor,pelo pitoresco de que se reveste,passei a usar peruca agrisalhada, de acordo com aminha idade,como faço uso de prótese dentária. E assim, como me é possível, vou tocando a vida e o meu pequenino trabalha para frente.


Fonte: Livro As Bênçãos de Chico Xavier.
Autor: Carlos A. Baccelli.
Item:41 


Nenhum comentário:

Postar um comentário