2 de maio de 2012

Um Gênio da Música: SIBÉLIUS DONATO



Chico Xavier, afirmou certa vez que uma criança nascida em Campina Grande, era a reencarnação do músico finlandês Johann Julius Christian Sibélius.

Essa criança, acreditem, tinha o nome de Sibélius Donato Tenório. O nome “Sibélius” foi dado pela paixão do pai, Josemar, pela música erudita, o que fez prestar uma homenagem ao lendário finlandês.

O paraibano Sibélius nasceu em 22 de junho de 1973, prematuro, com apenas seis meses de gestação e com apenas 1,100 kg de peso. Os médicos afirmavam que a criança não sobreviveria.
Com três anos e oito meses, nem falava e não andava, apenas se arrastava pelo chão de costas. Todavia, com quatro anos de idade, após brincar com o piano de seu pai, o menino começou a se desenvolver e pasmem, começou a tocar o piano com as duas mãos. Do nada, seu talento natural começou a aparecer. Segundo seus familiares, a primeira música que o jovem tocou foi Assum Preto.

Aos cinco anos compôs sua primeira música e aos sete anos foi para um conservatório de música. Entretanto, nada aprendeu, pois o seu conhecimento musical já era tão grande, que não tinha mais o que Sibélius instruir-se.



Após uma reportagem do Programa Fantástico em 1986, Sibélius ficaria conhecido nacionalmente, sendo considerado um dos maiores meninos prodígios do planeta.

Em 1991 se apresentaria no programa de Jô Soares, mais uma vez ratificando seu grande talento. Nomes com Arthur Moreira Lima confirmariam sua genialidade musical.


Sibélius gravou os seguintes cds: Divagações, Uirapuru, Outono em Primavera, Ecos do Passado e Classe em Clássicos. Compôs cerca de 400 músicas.

Em 2007, após propositura da deputada Iraê Lucena, Sibélius Donato recebeu a “Medalha Augusto dos Anjos”, dada aos destaques paraibanos na cultura.


Essa é a história de Sibélius, um dos mais geniais campinenses. Abaixo, uma pequenina amostra do talento desse homem que a própria ciência não conseguiu explicar:



Fonte: Blog Retalhos Históricos de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário