18 de junho de 2012

Entrevista do Mês com José Reis Chaves:


O Conexão Espírita deste Mês traz a entrevista com o José Reis Chaves. O nosso entrevistado estudou para padre na Congregação dos Redentoristas, é formado em Comunicação e Expressão na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Escritor, É Teósofo, parapsicólogo, biblista, e ao longo de toda a sua vida, o autor vem desenvolvendo pesquisas sobre a Bíblia, as religiões e a Parapsicologia. Por último, passou a estudar o Espiritismo, Doutrina que assimilou com facilidade, tendo em vista o seu longo tempo de estudo da Bíblia, da História e da Teologia Cristãs. Escrever todas às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte,O TEMPO,onde se tornou um dos colunistas mais lido: http://www.otempo.com.br/ Também é autor dos livros: “A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência”, “Quando chega a Verdade” e "A Face Oculta das Religiões. Confira agora na integra a entrevista que fizemos com ele:




CE-O senhor nasceu em berço católico, chegou até a estudar o sacerdócio, de que forma conheceu a Doutrina Espírita?

JRC-Pelo estudo da Bíblia. Nela encontrei passagens muito claras sobre a reencarnação. Depois descobri nela os fenômenos mediúnicos, que o apóstolo Paulo denominou de dons espirituais.

CE-Sendo o senhor um grande estudioso e pesquisador da Bíblia, lhe perguntamos: é a Bíblia a palavra de Deus em absoluto?

JRC-Não. A Bíblia contém mensagens de Deus ou do mundo espiritual para nós. Mas nem todas as suas mensagens vêm de Deus e nem só de espíritos evoluídos.

CE-Quais são os indícios que nos levam a creditar que não?

JRC-A Bíblia contém erros, que não podemos atribuir a Deus, pois Deus é infalível.

CE-Quem de fato escreveu a Bíblia?

JRC-Muitos autores. E como muitas mensagens vêm dos espíritos, ela está cheia de psicografia e também de psicofonia.

CE-O senhor acredita que ao longo dos séculos houve muitas alterações nos textos sagrados, e quem os fez e com qual sentido?


JRC-A Bíblia tem muitos acréscimos (interpolações) e cortes para ser adaptada às doutrinas dogmáticas que foram sendo criadas nos concílios. Segundo o maior biblista do mundo, o americano Bart D. Ehrman, ela tem cerca de 400.000 alterações.

CE-De que forma o Senhor vê essas alterações em algumas Bíblias atuais que chegam em seus textos sagrados a citar a palavra Espiritismo, visto que a nomenclatura desse termo só se deu no século XVIII, com o Sr. Kardec?

JRC-Esse é um exemplo até simples do que falei na resposta anterior. Na Bíblia, realmente, há interpolações, alterações de textos e acréscimos escandalosos. Só Lutero tirou dela sete livros e mais alguns textos.

CE-A interpretação dogmática da Bíblia tem alguma relação com o materialismo?

JRC-Às vezes sim, algumas interpretações da Bíblia de modo abusivo, tanto literais como figuradas, favorecem ao materialismo e ao ateísmo.

CE-Podemos afirmar que exista alguma Bíblia hoje, que realmente seja fiel aos primeiros textos?

JRC-Não existe mais nada dos textos originais, pois eles foram destruídos pelo tempo, o que foi favorecido pela pobreza da qualidade dos materiais empregados nas escritas: papiro, pergaminho e tinta. Ademais, os copistas mudavam muito os textos que eles achavam que estavam errados. Para saber mais, recomendo meu livro “A Face Oculta das Religiões, Ed. EBM, SP, em que abordo com detalhes a história da formação da Bíblia. 

CE-Em que parte da Bíblia, podemos encontrar fatos e citações  a respeito da Reencarnação?

JRC-Há vários. Cito aqui dois exemplos: o Livro de Sabedoria (da Bíblia Católica), 8: 19-20; e o Livro de Jó 8:9.  

CE-Qual a relação da Doutrina Espírita com o Cristianismo?

JRC- Há uma relação muito grande entre a Doutrina Espírita e o Cristianismo Primitivo, isto é, aquele anterior às instituições dos dogmas.

CE-Se formos estudar o papel da Bíblia na história da humanidade, podemos afirmar que ela tenha feito mais mal que bem?

JRC-O modo de interpretá-la fez mais mal do que bem.

CE-Como fica a situação da Bíblia com tantas contradições, visto que ela é considerada como sendo a Primeira e Segunda Revelações Divinas?

JRC-Eu diria que a essência da sua mensagem para o nosso mundo se conservou. E essa essência é o amor a Deus e ao nosso semelhante. Podemos vê-la, principalmente, no Sermão da Montanha.


Catolicismos:  
Há vários hoje e, lamentavelmente, são conflitantes, com tendência para se agravarem as divisões entre eles.
Doutrina Espírita:  
Uma Doutrina que nos satisfaz, pois é racional e científica. É a religião mais científica, filosófica, bíblica e convincente.
Allan Kardec:  
Um grande benfeitor da humanidade na área da espiritualidade. Devemos ser muito grato a ele pelo amor e empenho com que realizou sua missão de codificador do Espiritismo.
Jesus: 
O Espírito mais iluminado que já esteve em nosso mundo. Quem o seguir, está seguindo a verdade verdadeira.
Bíblia: 
A escritura sagrada mais importante da humanidade, mas que, se não for bem compreendida, pode se tornar um livro perigoso.
Lei Mosaica: 
As leis mosaicas têm 613 itens e são uma espécie de constituição do povo hebreu. Não devemos confundi-las com as leis naturais ou divinas, por exemplo, o Decálogo.
Religião:  
O objetivo das religiões é de religar a Deus as pessoas, que Dele se separam pelos erros, faltas ou pecados. Mas o nosso maior erro é o desamor. E sem amor entre as pessoas, elas não se ligam a Deus. E, muitas vezes, as religiões mais têm levado as pessoas a conflitos e desarmonias do que ao amor, ao entendimento e à paz.
Futuro:
Mundo de Regeneração. A regeneração está acontecendo a granel e há muito tempo. Temos muitos espíritos que reencarnam aqui e que já estão no nível de um são Vicente de Paulo, de um Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce da Bahia, Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Ghandi e muitos anônimos por esse mundo afora. A regeneração acontece assim, aos poucos. Até que o número dos regenerados seja a maioria, e o nosso mundo se tornará regenerado. Quanto vai demorar isso, não sabemos, pois depende do livre-arbítrio de cada um.
Reencarnação: 
A Reencarnação é uma dádiva de Deus, pois através dela nós podemos continuar a nossa evolução em busca da semelhança da perfeição de Deus.
Vida: 
Vale a pena, quando vivemos para fazer o bem.
Um Livro: 
“O Evangelho Segundo o Espiritismo”
Uma Frase: 
Quando escrevemos, devemos pensar em fazer o nosso leitor não só pensar como nós pensamos, mas também sentir o que sentimos.
Um Escritor: 
Hermínio C. Miranda.
José Chaves Reis Por José Reis Chaves: 
Sou de bem com a vida. Não sou rico, mas sou feliz com o que tenho. Gosto muito de ler, e a isso me entrego boa parte de cada dia.Tenho convicção com o que falo e escrevo em meu trabalho espírita. Não tenho muito medo da morte. Tenho medo de não fazer tudo que quero. 

CE-Desde já lhe agradecemos por suas elucidações tão oportunas e precisas, muito obrigado! A nossa Casa e Blog agradecem.
Fique à vontade para suas considerações finais: 

JRC-Meus agradecimentos ao Blog Irmãos de Boa Vontade
e a você Regih Silva por me terem entrevistado, para os quais deixo o meu abraço fraterno, extensivo a todos que lerem essa minha entrevista.



 ******************************************************************
Entrevista realizada no mês de Junho.
Por:Regih Silva.
Colaboração:Paula Souza.
Imagens: Google.
Montagens de imagens:Regih Silva.
******************************************************************    

Um comentário:

  1. Conheço o Chaves pessoalmente. Suas idéias são claras e objetivas. Entendo perfeitamente seu ideal, qual seja o de levar informação correta àqueles que buscam a verdade, dismistificando os conceitos religiosos tradicionais e libertando as consciências.

    Parabéns Chaves. Um abraço fraterno do amigo Jáder do GEAL.

    ResponderExcluir