25 de abril de 2018

Espiritismo sem Jesus


 
- Chico, estão querendo separar a parte científica, filosófica e religiosa da Doutrina, dizendo que o Espiritismo não é religião, isto é, estão querendo tirar Jesus do Espiritismo. O que você acha de tudo isso?


A resposta não se fez esperar:

- Se tirarmos Jesus do Espiritismo, vira comédia. Se tirarmos Religião do Espiritismo, vira um negócio. A Doutrina Espírita é ciência, filosofia e religião. Se tirarmos a religião, o que é que fica?
A filosofia humana, embora seja uma conversa sem fim, tem ajudado a clarear o pensamento, mas não consola perante a dor de um filho morto.
A ciência humana, embora seja uma pergunta infindável, está aí em nome de Deus.
Antigamente tínhamos a varíola, mas Deus, inspirando a inteligência humana, nos deu a vacina e hoje a varíola está quase eliminada da face da terra.
Sofríamos com o problema da distância, mas a bondade divina, inspirando a cabeça dos cientistas, nos trouxe o motor. Hoje temos o barco, o carro, o avião suprimindo distâncias... o telefone aliviando ansiedades... a televisão colocou o mundo dentro de nossas casas...
Tínhamos medo da escuridão, mas a misericórdia divina nos enviou a lâmpada, através da criatividade humana.
A dor nos atormentava, mas a compaixão divina nos enviou a anestesia.
Há, porém, uma coisa em que a ciência não tem conseguido ajudar. Ela não tem conseguido eliminar o ódio do coração humano. Não há farmácias vendendo remédios contra o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a inveja, o ciúme... Não podemos pedir misericórdia a um computador.

Jesus, porém, está na nossa vivência diária, porquanto em nossas dificuldades e provações, o primeiro nome de que nos lembramos, capaz de nos proporcionar alívio e reconforto, é JESUS.

De maneira que se tirarmos a religião do Espiritismo fica um corpo sem coração, se tirarmos a ciência fica um corpo sem cabeça e se tirarmos a filosofia fica um corpo sem membros.

(Entrevistas com Chico Xavier)

Fonte:Portal do Espírito

*****************************************************************************************

Alguns ditos espíritas "puros" dizem que Allan Kardec, só considerou a Doutrina Espírita como 'Ciência' e para provar o que dizem citam o capitulo III do Livro dos Médiunsitem 35, onde o codificador diz que para compreender o método da Doutrina Espírita teremos que estudar as seguintes obras: O que é o EspiritismoO Livro dos EspíritosO Livro dos Médiuns e a A Revista Espírita.

Com isso alguns acreditam que as outras obras como O Evangelho Segundo o EspiritismoA Gênese O Céu e o Inferno, não são tão importante assim deixando de fora o lado evangelizador da Doutrina. Porém, quando Kardec escreveu o Livro dos Médiuns, tais obras ainda não existiam. É simples assim. Por tudo isso, tenho visto inúmeros palhaços falando anedotas a respeito de um Espiritismo com Kardec, mas sem Jesus. Infelizmente é assim que pensam. Defendem um Espiritismo menos evangelizador e mais científico. Como isso pudesse ser possível. A Doutrina Espírita é o Consolador Prometido, Isso é fato! Se não fosse assim, Allan kardec não teria dito em discurso na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, conforme a Revista Espírita de dezembro de 1868 :

"O Espiritismo é uma religião e nós nos ufanamos disso"

E na V parte da conclusão de O Livro dos Espíritos, afirma o mestre lionês :

"O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião: Deus, a alma, as penas e as recompensas futuras; sobretudo, porque mostra que essas penas e recompensas são corolários naturais da vida terrestre, e ainda, porque, no quadro que apresenta no futuro, nada há que a razão mais exigente possa recusar"

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec, assim se expressar quando se refere à Doutrina Espírita no seu capitulo I, Item 5-7:

“O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantástico e do maravilhoso. E a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e dai vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo é a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil.
A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no CristoO Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É, de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido esse mundo e a sorte que os espera. Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porém cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.”

No Livro dos Espíritos no Item:625, se lê:

Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para, lhe servir de guia e modelo ?

"Jesus" 

Desta forma, o Espiritismo estimula o homem à pratica da bondade, da fraternidade, do altruismo, da humildade, do trabalho incessante em prol da felicidade do nosso próximo, pois tem em quem se espelhar como modelo e guia.

Certo está o Chico, quando afirmou:

"Se tirarmos Jesus do Espiritismo, vira comédia. Se tirarmos Religião do Espiritismo, vira um
negócio."


Regih Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário