6 de janeiro de 2014

"A Viagem", sempre vale a pena ver de novo, em breve no canal VIVA.



“A Viagem”, grande sucesso da Globo estará de volta às telinhas a partir de abril de 2014, no canal Viva.

A trama é escrita por Ivani Ribeiro e protagonizada por Antônio Fagundes e Christiane Torloni, o folhetim foi exibido na Globo em 1994, além de reprisado em 1997 e 2006, será exibida, agora pelo canal Viva.


 Sinopse: 

A doutrina espírita, a vida após a morte, é o tema central desta telenovela. Alexandre, um rapaz rico, é usuário de drogas e álcool. Ele é pego em flagrante após um assalto, mata um homem e tenta fugir. 

Seu irmão, Raul, e o cunhado, Teo, com quem Alexandre não mantém boa relação, o entregam à polícia. Porém, Dináh, casada com Teo, decide ajudar o irmão e recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. É assim que Dináh conhece o renomado advogado Otávio Jordão. Só que Otávio não pode defender Alexandre, já que ele está disposto a fazer de tudo para condenar o rapaz, uma vez que o homem morto era seu melhor amigo. Já, Lisa, cansada do conturbado romance, decide deixar Alexandre. Assim, no julgamento, Alexandre é condenado e preso. Para não passar mais de 20 anos sofrendo na cadeia, suicida-se, prometendo vingança “senão nessa vida, na outra”. Ao chegar ao plano espiritual, Alexandre vai para o Vale dos Suicidas. Lá, cheio de ódio, ele passa a se dedicar a infernizar a vida de Raul, Teo e Otávio, que, segundo ele, são responsáveis por seus infortúnios. Seu ódio aumenta quando Dináh, mulher ciumenta, que vive uma relação frágil e conturbada com o marido Theo, se apaixona por Otávio Jordão. Por outro lado, Lisa e Teo também se apaixonam, deixando Alexandre ainda com mais ódio.

Na terra, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende tenta ajudar a mãe de Alexandre, Dona Maroca, e a todos da família. Alberto é apaixonado por Dináh, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Dináh, Raul e Alexandre. Estela tem problemas com sua filha adolescente Bia, que criou sozinha já que o marido, Ismael Novaes, é um mau caráter que a abandonou com a filha pequena. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe. Alexandre continua influenciando negativamente aqueles que considera seus inimigos. 

Ele acaba estragando o casamento de Raul e Andreza; torna Teo um homem violento; e influencia Tato, filho mais velho de Otávio Jordão, que se desinteressa pelos estudos e torna-se um jovem delinquente. Aos poucos, Dr. Alberto começa a perceber que todos esses conflitos estão sendo causados por influência do espírito de Alexandre, e assim, decide fazer reuniões mediúnicas para tentar livrar o espírito de Alexandre do mal.

O lado cômico da novela fica por conta dos personagens que frequentam a pensão de Dona Cininha, como Tibério, um funcionário público; Adonay, um homem misterioso apelidado de “Mascarado”, que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente de adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisa.

A trama sofre uma reviravolta com a morte de Otávio Jordão, em um acidente de carro provocado por Alexandre. Em seguida, morre Dináh de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinhia, Bia que estava desaparecida, pois era sua última missão aqui na Terra. Os dois se reencontram num lugar chamado “Nosso Lar”, uma colônia espiritual, e, juntos, tentam neutralizar a má influência de 

Alexandre sobre os vivos. Com as reuniões do Dr. Alberto, o espírito atormentado de Alexandre começa a se enfraquecer. Nos capítulos finais da história, Alexandre diz à irmã que não tem mais forças para odiar e decide se desculpar com o homem que matou. Depois, pede a seu mentor, André, para reencarnar no filho de Lisa e Teo.